Dilma Presidenta - Em nome da verdade

domingo, 9 de maio de 2010

Para revista francesa, Brasil é "o novo eldorado"

Capa da revista le point
lepoint.fr
Kênya Zanatta

A revista semanal Le Point, uma das mais vendidas da França, publica nesta quinta-feira 21 páginas de reportagens sobre o Brasil. Na capa da revista, o país é chamado de "o novo eldorado". Já o primeiro texto, com o título "O Brasil alça voo", fala de um país "furiosamente otimista e descomplexado".

Os autores traçam um perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando seu índice de popularidade de 83% e afirmando que graças a ele, o Brasil ganhou mais peso na cena internacional.

Le Point ressalta que é o presidente Lula quem defende desde o início a compra dos caças franceses Rafale, que segundo a revista deve ser confirmada em breve. Mas lembra que o país continua sofrendo com a violência urbana e a corrupção endêmica, e que reformas essenciais, como a do sistema político, da educação e da saúde, ainda devem ser feitas.

O especial sobre o Brasil traz ainda um texto explicando aos franceses o que é o racismo cordial, um perfil do empresário Eike Batista e reportagens sobre os bancos que chegam até a população da Amazônia e sobre a vida na favela do morro Santa Marta, no Rio de Janeiro.

A revista semanal também entrevistou o cineasta Jonathan Nossiter, autor do célébre documentário Mondovino, e que vive no Brasil há cinco anos e acaba de concluir o filme "Rio Sex Comedy", uma comédia que mistura ficção e documentário sobre o país.

"O Brasil é um campo de fantasias", disse o cineasta em entrevista à Le Point.

Fonte: RFI Português

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget